Errar, corrigir, melhorar

publicado em 29-10-2018 por Sofia Ribeiro


O Ajuda como Podes aproxima-se do final do primeiro módulo de conteúdos, no qual são dadas às crianças ferramentas que as ajudam a conhecerem-se melhor, identificando emoções e aprendendo a lidar com elas, tornando-se, assim, mais confiantes e resilientes.

Nas últimas semanas tem sido abordada a importância de identificarmos o que sentimos, pois é o que está na origem das nossas ações e pensamentos. Se descodificamos as razões que nos motivam a agir de determinada forma, aumentamos o autoconhecimento e a capacidade de superar situações adversas. O quadro em baixo mostra alguns exemplos de como podemos traduzir determinados comportamentos.


Por outro lado, é também fundamental que as crianças sejam capacitadas de técnicas que lhes permitam analisar o impacto das suas ações em si mesmos ou nos outros, bem como serem capazes de corrigir situações das quais advêm consequências negativas. Saber voltar atrás proporciona bem-estar emocional e permite-nos desenvolver melhores relações com os outros, criando impacto positivo no mundo.

O Ajuda como Podes acredita que esta é o caminho para que as crianças se tornem agentes de humanidade, pessoas generosas, capazes de resolver contrariedades e que saibam cuidar de si.

Outras notícias de Ajuda Como Podes

Concerto Solidário com Catarina Munhá - 25 fevereiro
21-02-2019 | Sofia Ribeiro

Vai ter lugar no próximo dia 25 de fevereiro, às 17h30, no Colégio Va...

Saber Mais
Clubes de Voluntariado: um ponto de partida para a cidadania
25-10-2018 | Sofia Ribeiro

O projeto Ajuda Como Podes foi implementado o ano passado, no colégio Valsassina. A...

Saber Mais
Damos as boas vindas a mais duas turmas de 5º ano!
24-10-2018 | Sofia Ribeiro

Ano letivo novo, Agentes de Humanidade novos! É com boas notícias que come&c...

Saber Mais