Ajuda Como Podes

  1. O que é?

    O Ajuda Como Podes é um programa de ativação da comunidade, partindo da escola e envolvendo famílias, instituições e outros atores sociais. Intervém em contexto escolar com crianças que serão Agentes de Humanidade que se autonomizam no final do programa com a criação de Clubes de Voluntariado, intervindo na comunidade onde se inserem.

  2. Como funciona?

    O Programa Ajuda Como Podes desenvolve-se ao longo 30 Sessões com periodicidade semanal, que funcionam em sala de aula, como complemento de currículo na área da Edução para a Cidadania ou incluídos nos conteúdos programáticos do currículo do 1. ciclo do ensino básico. No final de cada ano, é organizado um momento que envolve toda a comunidade denominado Speed Date Solidário. No segundo ano do programa, esses alunos são chamados a implementar Clubes de Voluntariado, que envolvem alunos e adultos e, com o apoio e acompanhamento da equipa pedagógica da Associação 1%, são desenvolvidos projetos de autonomização e de criação de redes de intervenção social integradas na comunidade.

  3. A quem se destina?

    O programa está direcionado a professores e agentes educativos que trabalhem com crianças entre os 7 e os 12 anos. Está em fase de adaptação para a faixa etária dos 4 aos 6 anos.

  1. Qual a duração?

    24 meses. O Programa Ajuda Como Podes começa com a formação presencial a um grupo de docentes que posteriormente o implementam na escola. Num primeiro ano seguem uma linha orientacional, com base no Manual e têm várias sessões de acompanhamento, avaliação e monitorização. No final do 1. ano é organizado um momento que envolve toda a comunidade denominado Speed Date solidário. Num segundo ano de programa são implementados Clubes de Voluntariado que envolvem os alunos e adultos de referência da comunidade e, com o apoio e acompanhamento da equipa pedagógica da Associação 1%, são desenvolvidos projetos de autonomização e de criação de redes de intervenção social integradas na comunidade.

  2. Como implementar o projeto na minha escola?

    Para implementar o Ajuda Como Podes, os docentes ou agentes educativos devem participar na formação presencial sobre este programa, promovida pela Associação 1%. A formação pode ser desenvolvida com vários professores de uma mesma escola, ou individualmente por um professor/educador. Num primeiro ano, seguem uma linha orientacional, com base no Manual do programa, e têm várias sessões de acompanhamento, avaliação e monitorização. Para saber mais sobre estas formações, clique aqui.

Quais os benefícios do programa Ajuda como Podes?

Para a escola/professor

Adquire uma ferramenta pedagógica inovadora, adequada ao enriquecimento curricular, transversal e capaz de provocar novas sinergias entre a escola, a família e a comunidade.

Para o aluno

De forma vivencial e criativa, adquire mais competências socio emocionais e sentido de propósito, que que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e social, promovendo a sua capacidade empática, consciência e resiliência.

Para as famílias

A abordagem da temática das emoções permite uma maior aproximação e a criação de espaços de diálogo entre os diferentes elementos da família, e, ainda, um reforço na relação com a escola e comunidade.

Para a comunidade

O programa permite ativar e reforçar redes de ligação entre diferentes instituições formais e informais da comunidade, contribuindo ainda para a criação de respostas autónomas, a longo prazo, nesta mesma comunidade.

Gostaria de implementar este projeto na sua escola?

Notícias · Ajuda Como Podes

Concerto Solidário com Catarina Munhá - 25 fevereiro
21-02-2019 | Sofia Ribeiro

Vai ter lugar no próximo dia 25 de fevereiro, às 17h30, no Colégio Va...

Saiba mais
Errar, corrigir, melhorar
29-10-2018 | Sofia Ribeiro

O Ajuda como Podes aproxima-se do final do primeiro módulo de conteúdos, no...

Saiba mais
Clubes de Voluntariado: um ponto de partida para a cidadania
25-10-2018 | Sofia Ribeiro

O projeto Ajuda Como Podes foi implementado o ano passado, no colégio Valsassina. A...

Saiba mais